segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO PESSOAL

VOCÊ só poderá alcançar o SUCESSO daquilo que sonha e deseja, por tanto, VOCÊ alcançará no máximo aquilo que estiver dentro da sua capacidade de sonhar e de desejar.

Essa declaração pode parecer estranha para algumas pessoas, mas o SEU SUCESSO está diretamente ligado ao tamanho dos seus SONHOS e DESEJOS.

Se sonha e deseja simplesmente concluir o ensino médio (antigo segundo grau) e no máximo isso que conseguirá. Se sonha simplesmente em ser um Auxiliar de Produção (sem desmerecer essa honrada Profissão) é no máximo isso que conseguirá. Se para você receber um rendimento de R$ 800,00 está bom é isso que terá.

Por isso, é muito importante sempre se ATUALIZAR e se RENOVAR. Se ATUALIZAR para estar "antenado" e preparado para as oportunidades e se RENOVAR para buscar novos sonhos e desejos, não ficando acomodado e correr o risco de cair na ZONA DE CONFORTO.

Se não quer sair da ZONA DE CONFORTO para não correr riscos, isso significa que VOCÊ está abrindo mão de correr o risco de MELHORAR. Só quem corre risco MELHORA e PROGRIDE.

Também de nada adianta olhar para a pessoa "X" ou "Y" e pensar: "Nossa, essa pessoa tem SORTE". Sabemos que SORTE nada mais é do que o encontro de PREPARAÇÃO com a OPORTUNIDADE.

Lógico que algumas pessoas devem se perguntar: "Mas Eu estou preparado, as oportunidades aparecem mas eu não tenho SORTE mesmo". Para esse comentário eu vou além de PREPARAÇÃO e OPORTUNIDADE para definir a palavra SORTE.

Para mim SORTE também significa:
S - Sonhos (Qual o tamanho dos seus?)
O - Oportunidade (Você está aproveitando as oportunidades que aparecem?)
R - Resiliência (Você desiste fácil ou persiste e se renova nas dificuldades?)
T - Trabalho (o único lugar que SUCESSO vem antes do TRABALHO é no dicionário)
E - Empreendedorismo (Você busca novas oportunidades para melhorar sua situação financeira, familiar, etc.)

Cito aqui uma frase usada por grandes pensadores e empresários que como você passaram por grandes dificuldades e desilusões mas foram resilientes e prosperaram:

"PENSE GRANDE, COMECE PEQUENO"

Quem conhece Joaquim Barbosa Ministro do Supremo Tribunal Federal e empossado essa semana como presidente da casa? Joaquim Barbosa nasceu no interior de Minas Gerais, teve uma infância pobre e é negro. Mesmo com muitas adversidades Joaquim Barbosa chegou a Presidência de um dos Três Poderes da República Brasileira.

Agora eu pergunto: Será que Joaquim Barbosa chegou onde chegou por que teve SORTE?

E VOCÊ, vai adotar qual Estratégia Pessoal:
Ficar na ZONA DE CONFORTO ou correr risco para PROGREDIR?
Se ATUALIZAR ou ficar PARADO no tempo?
Se RENOVAR buscando novas alternativas ou permanecer onde está e CORRER RISCOS da mesma forma?

O assunto rende muito mais debate, mas vou ficando por aqui.

Espero ter contribuído.

P.S - Agradeço a DEUS por ter me acordado as 4h da manhã de um sábado para escrever esse artigo.

O espaço está aberto para discussões.

Assuntos relacionados ao tema acima:

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MARKETING DE REDE (MULTINÍVEL). SERÁ QUE DÁ CERTO?


Algumas pessoas tem me perguntado se acredito em Marketing de Rede/Multinível e se esse tipo de trabalho pode ser realmente vantajoso ou não para investir tempo e dinheiro.

Minha resposta é a seguinte: DEPENDE

Antes de iniciar deixe-me diferenciar Marketing de Rede (ou o Marketing Multinível) das Pirâmides Financeiras.

O Marketing de Rede, dentre as várias linhas de estudo do Marketing, é uma estratégia comercial de distribuição de produtos, ou seja, há produto para ser comercializado entre os participantes do negócio. Aqui alguém terá que consumidor o produto para a rede funcionar.

Já a Pirâmide Financeira se travestiu com a roupagem do Marketing de Rede, mas que nada tem a ver com o conceito real dessa forma de distribuição. A Pirâmide Financeira é como se fosse uma produto falsificado do original que é o Marketing de Rede. E quem compra produto falsificado já sabe onde vai parar né?

Voltando a minha resposta se é vantajoso ou não o Marketing de Rede.

Bom, depende se você vai trabalhar ou não. Nenhum tipo de trabalho faz com que você fique rico da noite  para o dia e ainda mais sem investimento de tempo e de uma boa dose de persistência. 

Como em qualquer outro negócio tradicional o sucesso vai depender de sua dedicação, principalmente dedicação de tempo. Quanto mais tempo dedicar, mais rápido e melhor será o seu retorno. E também como em um negócio tradicional, há necessidade de um investimento financeiro, geralmente a título de franquia ou de associação, para entrar no negócio.

Mas ATENÇÃO, em todo tipo de atividade você tem que trabalhar e muito e no Marketing de Rede não é diferente. Não existem projetos milagrosos.
É importante também que você leia muito sobre o negócio em que vai entrar, participe das reuniões (hoje muitas são pela web através de salas de conferências) e, principalmente se não teve nenhum contato com o Marketing Multinível (Marketing de Rede), siga os conselhos do seu Up Line/Patrocinador e repito, tenha persistência.

Up Line (algumas empresas denominam o Up Line como Patrocinador) é a pessoa que está acima de você e por estar a mais tempo na empresa pode ter mais facilidade que você.

Marketing Multinível é para empreendedores que:

  1. Sonham em ter um negócio;
  2. Não podem dedicar-se inicialmente em tempo integral a um outro projeto;
  3. Necessitam continuar com as atividades atuais até o desenvolvimento de sua rede;
  4. Tenham muito pouco ou quase nenhum dinheiro para investir.

Volto a dizer que se realmente quiser ter sucesso com o Marketing Multinível, chegará um momento em que terá que se dedicar de corpo e alma no negócio.
Em muitos casos o negócio tradicional exige-se uma quantia muito grande de dinheiro, um bom capital de giro, fluxo de caixa, capacidade de gestão (financeira, comercial, de pessoal, etc...) o que acaba inviabilizando o seu sonho de montar seu negócio.

No Marketing Multinível os valores das franquias são muito abaixo dos negócios tradicionais, não exige tanta capacidade de gestão pois vai-se treinando aos poucos. Também não é necessário o controle de estoque, fluxo de caixa e em alguns casos o capital de giro é muito baixo.

Fui questionado também sobre qual seria o melhor sistema de Marketing Multinível existente no País. E novamente respondi que DEPENDE. Mas como assim? depende do que? Respondi dessa forma: Depende se você vai se dedicar ou não, pois se não se dedicar e se não houver comprometimento de equipe, nenhum sistema será bom.

Não existe negócio ruim. O que existe é negócio mal trabalhado e pouco explorado.

Vou passar aqui algumas sugestões/questões para ajudar você na escolha do seu Marketing Multinível/Rede:
  1. A empresa trabalha com produtos essenciais para o consumo (alimentos, material de limpeza, etc..?  Se não for produtos essenciais, poderá ter mais dificuldade.
  2.  A empresa possui canal de vendas no mercado tradicional (local físico, internet, televendas, etc)?
  3. A empresa é conhecida Nacionalmente?
  4. A empresa é Multinacional (como está nos outros Países e aqui no Brasil)?
  5. A empresa possui um plano de expansão?
  6. A empresa possui um plano de bonificação extra?
  7. Leia muito sobre a empresa, estude muitas vezes o material que te passarem;
  8. Questione muito, muito, muito, muito!!!!

Se a resposta for SIM para todas as 6 primeiras perguntas, pode ficar tranquilo que o negócio pode ser muito bom. 
Agora, se você tem muito receio ou medo, é melhor que pelo menos a primeira pergunta seja respondida com um SIM. As pessoas param de andar de carro, param de ir ao cinema, param de comprar bicicletas mas não param de comer.
Passarei algumas sugestões para que você tenha a possibilidade de maiores chances de sucesso com o seu Marketing Multinível/Rede:
  1. Não tente reinventar a roda (siga as orientações);
  2. Tenha disciplina, foco e meta (faça o seu planejamento);
  3. Não tenha vergonha (esse pode ser o negócio de sua vida);
  4. Não desista no primeiro não (na verdade, você deve receber em média 50 NÃOS para cada 1 SIM;
  5. Seja persistente;
  6. PREPARE-SE muito, principalmente para lidar com as rejeições/objeções;
  7. Adote Estratégias de Prospecção: utilize seus contatos pessoais, mídias sociais, e-mail marketing (não se esqueça de conversar sobre isso com seu Up Line/Patrocinador);
  8. PACIÊNCIA (Parte 1), nada cai do Céu. Você vai encontrar muito mais gente dizendo que não dará certo, porém, se persistir com muita disciplina e paciência o sucesso será uma questão de tempo;
  9. PACIÊNCIA (Parte 2), será necessário um certo tempo para você montar sua equipe;
  10. Forme uma equipe de PROFISSIONAIS, ou seja, pessoas com qualidades e aptidões que farão com que sua rede cresce.
 As sugestões acima servem para qualquer tipo de de negócio (loja física, loja virtual e até mesmo o Marketing Multinível/Rede).

Espero ter colaborado. 
Agora é com vocês, façam seus comentários e dê sua opinião.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CRESCIMENTO DAS GRANDES CIDADES - SEU NEGÓCIO ESTÁ PREPARADO?

Segundo um estudo publicado na revista EXAME/PME de setembro de 2012, até 2025 pouco mais de 90% da população brasilera estará vivendo em cidades de porte médio ou grande.



Isso significa, ainda segundo a revista, que serão necessários mais de 23 milhões de novas residências no Brasil até o ano de 2025.

Isso é muito bom para o Mercado Imobiliário e principalmente para quem constrói.

Além do mercado de novas residências, o mercado de substituição do imóvel também crescerá bastante.

É como a compra de um carro, o indivíduo inicia compra um carro mais básico e usado e depois vai melhorando o nível.

Mas será, que só o mercado imobiliário poderá se aproveitar desse fato?

Lógico que não. Na cadeia primária do segmento de construção civil as lojas de material de construção, os serviços relacionados a pintura, elétrica, hidráulica e etc.. também podem aproveitar o momento.

Mas será, que só essa cadeia primária será beneficiada?

Lógico que não. Como haverá mais gente, serão necessários mais mercados, mais padarias, mais lojas de roupas, mais restaurantes, mais de tudo... Havendo mais empresas, o mercado de produtos e serviços para empresas também será maior.

PERGUNTO:

Sua equipe está treinada?

Sua empresa está desenvolvendo métodos de retenção para diminuir o turn over?

Está desenvolvendo o seu planejamento estratégico para sair na frente?

Enfim, seu negócio está preparado para essa oportunidade?

As discussões estão abertas. Façam seus comentários.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - O PONTO "X" DA QUESTÃO

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio e deve ser realizado tanto na fase inicial de uma empresa como no decorrer de toda a sua existência.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO nada mais é do que colocar no papel os objetivos da empresa para os próximos 5 ou 10 anos.  Trata-se de um planejamento de longo prazo que vai nortear a empresa para seus principais objetivos. Após a conclusão do planejamento chega-se a hora de realizar ações para que os objetivos sejam alcançados.

Cito abaixo alguns benefícios do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
  • Nortea a empresa na busca por seus objetivos;
  • Ajuda na implantação de planos de ações mais focados em relação aos objetivos;
  • Melhora a análise dos resultados;
  • Melhora os resultados da empresa;
  • Melhora a gestão em virtude de possibilitar uma visão sistêmica do negócio.

O Guru do Marketing Philip Kotler (2000), afirma que a estratégia pode ser desdobrada em três níveis:
  1. Nível Corporativo - nesse nível a estratégia define, avalia e seleciona as áreas de negócios e as ênfases que cada uma terá;
  2. Nível Empresarial ou Área Estratégica - se refere ao dimensionamento que a organização dará ao negócio com o uso eficiente dos recursos;
  3. Nível Funcional - refere-se ao uso dos recursos pela áreas funcionais  na implementação das estratégias, conquistando vantagem competitiva e contribuindo para o crescimento da organização.

Um item muito importante é a definição da MISSÃO, VISÃO e VALORES, pois esses pontos são fundamentais para o posicionamento estratégico do negócio. Empresas que não possuem uma MISSÃO, VISÃO e VALORES, não sabem o porquê da sua existência.

MISSÃO - estabelece os objetivos fundamentais e define os fins estratégicos
VISÃO - define onde a empresa quer chegar e qual é o estado futuro desejado
VALORES - define as crenças essenciais e princípios morais da organização

Seu negócio tem definido com clareza qual a sua MISSÃO, VISÃO e seus VALORES?

Para auxiliá-lo no planejamento estratégico é muito importante a adoção de algumas ferramentas como Matriz BCG e Análise SWOT.

Falaremos sobre essas ferramentas nas próximas edições.

O espaço está aberto para cometários. Participem!!!