terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ZONA DE CONFORTO - FUJA DELA

Como é bom "sombra e água fresca". Nada para se preocupar, tudo muito lindo, tudo muito tranquilo, você surfando numa maré boa, já alcançou seus objetivos, já é o primeiro colocado, do jeito que está tá bom, etc...

Que maravilha. Essa é a vida que muitas pessoas pediram a Deus.

Mas cuidado!

Tem uma frase que diz assim: "O animal saciado, DORME".

Por tanto, a ZONA DE CONFORTO é o pior local que qualquer empresa ou pessoa possa estar.

Quando se está na ZONA DE CONFORTO não há progresso. Costuma-se achar que esta por cima de tudo e que não há nada mais o que fazer.

Vamos aos exemplos:

ZONA DE CONFORTO PESSOAL
A pessoa (40 anos ou +) mora com os Pais. Ela recebe tudo, roupa lavada e passada, cama arrumada, comidinha na mesa, tem empregada disponível, os Pais mimam e dão o carro e financiam as noitadas.

Que vida mansa. Mas infelizmente essa pessoa não passará de um eterno "NADA" para a sua família, para a sociedade e para ela mesma já que não se esforçou para conseguir as coisas e tem tudo na mão.


ZONA DE CONFORTO EMPRESARIAL 1
Uma empresa está à um bom tem na primeira colocação do market share e com um boa diferença. Em função disso, se acomoda e para de investir em logística, em sistemas, em pessoas, etc.

Como consequência o share começa a cair, mas como está muito na frente não da bola. Afinal o que é 1% para quem está com 70%? Já, ganhar 1% para quem tem apenas 10% significa muito.

Se essa líder não acordar rápido, a perda da liderança é uma questão de tempo.

ZONA DE CONFORTO EMPRESARIAL 2
Proprietário de uma pequena empresa, que normalmente "cobra o escanteio e corre para a área cabecear", observa que seu negócio compra e e vende muito durante um determinado período e mesmo assim não sobra dinheiro. Ele acaba não agindo, pois bem ou mal, está conseguindo empurrar o negócio com a barriga.

Esse empresário não se preocupa em entender se o problema é o custo de aquisição mercadoria, se é o seu preço de venda, se são os custos do negócio, enfim, como está dando para passar o mês para que se preocupar.

Em muitos, mas muitos casos mesmo, esse tipo de situação está levando o negócio a prejuízos consecutivos e em alguns casos o empresário vai se desfazendo do seu patrimônio e reservas pessoais para não atrasar as contas do negócio.

Falando em contas do negócio, é muito comum também o empresário não saber separar quais são contas e recebimentos da empresa e quais as pessoais. Geralmente está tudo misturado e "salve-se quem puder".

Tudo isso acontece por que a ZONA DE CONFORTO, como o próprio nome diz, mantém o indivíduo na inércia e sair da inércia - ZONA DE CONFORTO - exige trabalho e dedicação.

Nem todos querem ter trabalho e dedicação.

Esse texto é rápido, e se eu pudesse dar um conselho eu diria para você SAIR da ZONA DE CONFORTO o mais rápido possível e lembre-se:
  • Quanto mais você se acomoda, mais acomodado fica;
  • Quanto mais você descansa, mais descansado fica;
  • Quanto mais você para do tempo, mais parado fica.

Depois não adianta colocar a culpa no Governo, na concorrência, na chuva e outras desculpas mais.

E você, vai DORMIR ou vai ACORDAR?

Já tem seu plano B? E o plano C? O Alfabeto tem 26 letras, pense em todos os planos possíveis.

Ainda está esperando ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas?

Onde estará daqui a 3, 5, 10 ou mais anos fazendo a mesma coisa? Será que terá evoluído ou terá ficado para trás?

As discussões estão abertas.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PACIENTE OU CLIENTE?

É notório o aumento da demanda no setor da saúde. Esse aumento vai desde as necessidades mais comuns como consultas até necessidades não muito urgentes como estética. 

O segmento da saúde precisa se preparar para que o seu nível de serviço no atendimento seja de excelência. A excelência deve ser buscada incansavelmente em todos os setores e cito aqui seis principais pontos a serem obsevados por clínicas e consultórios:
  1. Atendimento Telefônico;
  2. Agendar com Agilidade;
  3. Atendimento no Consultório;
  4. Respeitar o horário agendado;
  5. Examinar o "PACIENTE" com cautela e atenção;
  6. Acompanhar o 'PACIENTE" após a consulta.

Muitas vezes o "PACIENTE" tem que ter realmente muita paciência e ser paciente ao extremo para não se aborrecer com as demoras para se conseguir um consulta ou ainda com os constantes atrasos no atendimento mesmo tendo um horário marcado.

Dia desses uma pessoa me relatou que havia marcado um horário as 14h30 e foi atendida somente as 17h. Não há desculpa para esse tipo de atraso.

Alguns "profissionais" alegam que muitos clientes faltam e por isso agendam de 15 em 15, ou 20 em 20 minutos. Nesse caso quando todos os "PACIENTES" comparecem o atraso é inevitável.

Ai eu pergunto: O que o "PACIENTE" tem a ver com isso?

O setor da saúde deve começar a tratar o "PACIENTE" como CLIENTE. A partir de agora vou me referir aos "PACIENTES" somente como CLIENTES.

Esses CLIENTES precisam ser respeitados, pois o setor da saúde está lidando com as suas esperanças de melhora na sua saúde.

Faço uma outra pergunta: Você do setor de Saúde, se fosse o CLIENTE gostaria que seu agendamento fosse desrespeitado e atrasado por mais de 2 horas?

Acredito que não! Então cuide das pessoas da mesma forma como gostaria de ser cuidado.

Por tanto, trate seus CLIENTES com respeito e adote os 6 principais pontos mencionados acima e encare seu negócio como uma empresa que disputa a atenção dos seus CLIENTES diariamente.

Uma última pergunta para reflexão:

Você ou sua empresa tem PACIENTES ou CLIENTES?

O espaço está aberto. Fiquem a vontade e comentem.