quinta-feira, 4 de abril de 2013

Procastinação, o grande mal das Empresas

Não é incomum encontrar empresas reclamando que os projetos não andam, as vendas não deslancham enfim,que a empresa não sai do lugar.

Ao me aprofundar nas consultorias que faço, vejo que isso tem haver com uma Cultura PROCASTINADORA que a empresa acaba adotando sem perceber.

Para esclarecer, coloco aqui uma definição sobre a palavra PROCASTINAR, extraído do site http://www.dicionarioinformal.com.br/procastinar/: "Adiar; empurrar com a barriga. Sinônimos: preguiça, vagabundear, adiar, deixar pra depois, enrolar, prorrogar."

A PROCASTINAÇÃO pode vir das bases da organização, onde nem os gestores imediatos, nem os gestores de um escalão mais alto conseguem observar, pois não vão até a "ponta" para entender os problemas e visualizar as oportunidades de melhorias, ou ainda, os próprios gestores são PROCASTINADORES.

Mas o pior é quando essa Cultura PROCASTINADORA vem do próprio gestor ou dos escalões mais altos da empresa. Quando o próprio gestor PROCASTINA ou permite que sua equipe PROCASTINE permitindo que tudo fique para depois sem que seja tomada uma atitude emergencial, não é de se estranhar que os objetivos não sejam atingidos.

Na maioria das vezes, há uma forte resistência em fazer um PLANEJAMENTO, ou pior, faz-se o PLANEJAMENTO porém não há pessoa adequada para conduzi-lo até a sua conclusão plena justamente pela falta de foco e pela miserável PROCASTINAÇÃO.

Segue aqui link de um vídeo interessante que fala sobre a PROCASTINAÇÃO:


Perguntas para reflexão:
Você é procastinador?
Sua empresa tem cultura procastinadora?
Seu gestor imediato procastina?


O espaço está aberto para discussão.

Abraços

e-mail: gestaoemercados@gmail.com
fone: 67 9 8155 1709 - Tim