segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MARKETING DE REDE (MULTINÍVEL). SERÁ QUE DÁ CERTO?


Algumas pessoas tem me perguntado se acredito em Marketing de Rede/Multinível e se esse tipo de trabalho pode ser realmente vantajoso ou não para investir tempo e dinheiro.

Minha resposta é a seguinte: DEPENDE

Antes de iniciar deixe-me diferenciar Marketing de Rede (ou o Marketing Multinível) das Pirâmides Financeiras.

O Marketing de Rede, dentre as várias linhas de estudo do Marketing, é uma estratégia comercial de distribuição de produtos, ou seja, há produto para ser comercializado entre os participantes do negócio. Aqui alguém terá que consumidor o produto para a rede funcionar.

Já a Pirâmide Financeira se travestiu com a roupagem do Marketing de Rede, mas que nada tem a ver com o conceito real dessa forma de distribuição. A Pirâmide Financeira é como se fosse uma produto falsificado do original que é o Marketing de Rede. E quem compra produto falsificado já sabe onde vai parar né?

Voltando a minha resposta se é vantajoso ou não o Marketing de Rede.

Bom, depende se você vai trabalhar ou não. Nenhum tipo de trabalho faz com que você fique rico da noite  para o dia e ainda mais sem investimento de tempo e de uma boa dose de persistência. 

Como em qualquer outro negócio tradicional o sucesso vai depender de sua dedicação, principalmente dedicação de tempo. Quanto mais tempo dedicar, mais rápido e melhor será o seu retorno. E também como em um negócio tradicional, há necessidade de um investimento financeiro, geralmente a título de franquia ou de associação, para entrar no negócio.

Mas ATENÇÃO, em todo tipo de atividade você tem que trabalhar e muito e no Marketing de Rede não é diferente. Não existem projetos milagrosos.
É importante também que você leia muito sobre o negócio em que vai entrar, participe das reuniões (hoje muitas são pela web através de salas de conferências) e, principalmente se não teve nenhum contato com o Marketing Multinível (Marketing de Rede), siga os conselhos do seu Up Line/Patrocinador e repito, tenha persistência.

Up Line (algumas empresas denominam o Up Line como Patrocinador) é a pessoa que está acima de você e por estar a mais tempo na empresa pode ter mais facilidade que você.

Marketing Multinível é para empreendedores que:

  1. Sonham em ter um negócio;
  2. Não podem dedicar-se inicialmente em tempo integral a um outro projeto;
  3. Necessitam continuar com as atividades atuais até o desenvolvimento de sua rede;
  4. Tenham muito pouco ou quase nenhum dinheiro para investir.

Volto a dizer que se realmente quiser ter sucesso com o Marketing Multinível, chegará um momento em que terá que se dedicar de corpo e alma no negócio.
Em muitos casos o negócio tradicional exige-se uma quantia muito grande de dinheiro, um bom capital de giro, fluxo de caixa, capacidade de gestão (financeira, comercial, de pessoal, etc...) o que acaba inviabilizando o seu sonho de montar seu negócio.

No Marketing Multinível os valores das franquias são muito abaixo dos negócios tradicionais, não exige tanta capacidade de gestão pois vai-se treinando aos poucos. Também não é necessário o controle de estoque, fluxo de caixa e em alguns casos o capital de giro é muito baixo.

Fui questionado também sobre qual seria o melhor sistema de Marketing Multinível existente no País. E novamente respondi que DEPENDE. Mas como assim? depende do que? Respondi dessa forma: Depende se você vai se dedicar ou não, pois se não se dedicar e se não houver comprometimento de equipe, nenhum sistema será bom.

Não existe negócio ruim. O que existe é negócio mal trabalhado e pouco explorado.

Vou passar aqui algumas sugestões/questões para ajudar você na escolha do seu Marketing Multinível/Rede:
  1. A empresa trabalha com produtos essenciais para o consumo (alimentos, material de limpeza, etc..?  Se não for produtos essenciais, poderá ter mais dificuldade.
  2.  A empresa possui canal de vendas no mercado tradicional (local físico, internet, televendas, etc)?
  3. A empresa é conhecida Nacionalmente?
  4. A empresa é Multinacional (como está nos outros Países e aqui no Brasil)?
  5. A empresa possui um plano de expansão?
  6. A empresa possui um plano de bonificação extra?
  7. Leia muito sobre a empresa, estude muitas vezes o material que te passarem;
  8. Questione muito, muito, muito, muito!!!!

Se a resposta for SIM para todas as 6 primeiras perguntas, pode ficar tranquilo que o negócio pode ser muito bom. 
Agora, se você tem muito receio ou medo, é melhor que pelo menos a primeira pergunta seja respondida com um SIM. As pessoas param de andar de carro, param de ir ao cinema, param de comprar bicicletas mas não param de comer.
Passarei algumas sugestões para que você tenha a possibilidade de maiores chances de sucesso com o seu Marketing Multinível/Rede:
  1. Não tente reinventar a roda (siga as orientações);
  2. Tenha disciplina, foco e meta (faça o seu planejamento);
  3. Não tenha vergonha (esse pode ser o negócio de sua vida);
  4. Não desista no primeiro não (na verdade, você deve receber em média 50 NÃOS para cada 1 SIM;
  5. Seja persistente;
  6. PREPARE-SE muito, principalmente para lidar com as rejeições/objeções;
  7. Adote Estratégias de Prospecção: utilize seus contatos pessoais, mídias sociais, e-mail marketing (não se esqueça de conversar sobre isso com seu Up Line/Patrocinador);
  8. PACIÊNCIA (Parte 1), nada cai do Céu. Você vai encontrar muito mais gente dizendo que não dará certo, porém, se persistir com muita disciplina e paciência o sucesso será uma questão de tempo;
  9. PACIÊNCIA (Parte 2), será necessário um certo tempo para você montar sua equipe;
  10. Forme uma equipe de PROFISSIONAIS, ou seja, pessoas com qualidades e aptidões que farão com que sua rede cresce.
 As sugestões acima servem para qualquer tipo de de negócio (loja física, loja virtual e até mesmo o Marketing Multinível/Rede).

Espero ter colaborado. 
Agora é com vocês, façam seus comentários e dê sua opinião.

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