É comum observamos conflitos no
relacionamento entre FRANQUEADOS e FRANQUEADORAS. Mas por que esses
conflitos acontecem? Vou destacar aqui alguns pontos:
- Comunicação inadequada por parte da FRAQUEADORA;
- Ineficiência na resolução dos problemas por parte da FRANQUEADORA;
- FRANQUEADOS sem perfil;
- Regras que tendem a beneficiar apenas a FRANQUEADORA;
- Ingerência de ambos.
Por um lado, o FRANQUEADO se sente refém da FRANQUEADORA que dita regras, dá prazos
e cobra sem piedade o que foi “COMBINADO”.
Coloquei a palavra COMBINADO entre
aspas, por que o mais correto seria utilizar a o termo IMPOSTO.
Muitas FRANQUEADORAS ou empresas que
trabalham com sistemas semelhantes de representação da sua marca simplesmente IMPÔE uma situação, que não está no
contrato, e pune com a proibição da venda de determinado produto caso o franqueado
não cumpra o que foi “COMBINADO”.
Por outro lado, a FRANQUEADORA pode sentir-se ameaçada
pelos FRANQUEADOS que dominam uma
determinada região e acabam se prevalecendo da situação de não ter concorrentes
da empresa no mesmo território e acabam pressionando mais a FRANQUEADORA por melhores condições
para poder manter a marca no mercado.
O assunto daria um livro, mas
coloquei aqui uma idéia para que todos possam expressar suas opiniões.
E você, conhece alguma situação
de conflito conforme abordado acima? Se conhece, coloque abaixo o seu relato.
O espaço está aberto para
discussões.
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