segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PACIENTE OU CLIENTE?

É notório o aumento da demanda no setor da saúde. Esse aumento vai desde as necessidades mais comuns como consultas até necessidades não muito urgentes como estética. 

O segmento da saúde precisa se preparar para que o seu nível de serviço no atendimento seja de excelência. A excelência deve ser buscada incansavelmente em todos os setores e cito aqui seis principais pontos a serem obsevados por clínicas e consultórios:
  1. Atendimento Telefônico;
  2. Agendar com Agilidade;
  3. Atendimento no Consultório;
  4. Respeitar o horário agendado;
  5. Examinar o "PACIENTE" com cautela e atenção;
  6. Acompanhar o 'PACIENTE" após a consulta.

Muitas vezes o "PACIENTE" tem que ter realmente muita paciência e ser paciente ao extremo para não se aborrecer com as demoras para se conseguir um consulta ou ainda com os constantes atrasos no atendimento mesmo tendo um horário marcado.

Dia desses uma pessoa me relatou que havia marcado um horário as 14h30 e foi atendida somente as 17h. Não há desculpa para esse tipo de atraso.

Alguns "profissionais" alegam que muitos clientes faltam e por isso agendam de 15 em 15, ou 20 em 20 minutos. Nesse caso quando todos os "PACIENTES" comparecem o atraso é inevitável.

Ai eu pergunto: O que o "PACIENTE" tem a ver com isso?

O setor da saúde deve começar a tratar o "PACIENTE" como CLIENTE. A partir de agora vou me referir aos "PACIENTES" somente como CLIENTES.

Esses CLIENTES precisam ser respeitados, pois o setor da saúde está lidando com as suas esperanças de melhora na sua saúde.

Faço uma outra pergunta: Você do setor de Saúde, se fosse o CLIENTE gostaria que seu agendamento fosse desrespeitado e atrasado por mais de 2 horas?

Acredito que não! Então cuide das pessoas da mesma forma como gostaria de ser cuidado.

Por tanto, trate seus CLIENTES com respeito e adote os 6 principais pontos mencionados acima e encare seu negócio como uma empresa que disputa a atenção dos seus CLIENTES diariamente.

Uma última pergunta para reflexão:

Você ou sua empresa tem PACIENTES ou CLIENTES?

O espaço está aberto. Fiquem a vontade e comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário