terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ZONA DE CONFORTO - FUJA DELA

Como é bom "sombra e água fresca". Nada para se preocupar, tudo muito lindo, tudo muito tranquilo, você surfando numa maré boa, já alcançou seus objetivos, já é o primeiro colocado, do jeito que está tá bom, etc...

Que maravilha. Essa é a vida que muitas pessoas pediram a Deus.

Mas cuidado!

Tem uma frase que diz assim: "O animal saciado, DORME".

Por tanto, a ZONA DE CONFORTO é o pior local que qualquer empresa ou pessoa possa estar.

Quando se está na ZONA DE CONFORTO não há progresso. Costuma-se achar que esta por cima de tudo e que não há nada mais o que fazer.

Vamos aos exemplos:

ZONA DE CONFORTO PESSOAL
A pessoa (40 anos ou +) mora com os Pais. Ela recebe tudo, roupa lavada e passada, cama arrumada, comidinha na mesa, tem empregada disponível, os Pais mimam e dão o carro e financiam as noitadas.

Que vida mansa. Mas infelizmente essa pessoa não passará de um eterno "NADA" para a sua família, para a sociedade e para ela mesma já que não se esforçou para conseguir as coisas e tem tudo na mão.


ZONA DE CONFORTO EMPRESARIAL 1
Uma empresa está à um bom tem na primeira colocação do market share e com um boa diferença. Em função disso, se acomoda e para de investir em logística, em sistemas, em pessoas, etc.

Como consequência o share começa a cair, mas como está muito na frente não da bola. Afinal o que é 1% para quem está com 70%? Já, ganhar 1% para quem tem apenas 10% significa muito.

Se essa líder não acordar rápido, a perda da liderança é uma questão de tempo.

ZONA DE CONFORTO EMPRESARIAL 2
Proprietário de uma pequena empresa, que normalmente "cobra o escanteio e corre para a área cabecear", observa que seu negócio compra e e vende muito durante um determinado período e mesmo assim não sobra dinheiro. Ele acaba não agindo, pois bem ou mal, está conseguindo empurrar o negócio com a barriga.

Esse empresário não se preocupa em entender se o problema é o custo de aquisição mercadoria, se é o seu preço de venda, se são os custos do negócio, enfim, como está dando para passar o mês para que se preocupar.

Em muitos, mas muitos casos mesmo, esse tipo de situação está levando o negócio a prejuízos consecutivos e em alguns casos o empresário vai se desfazendo do seu patrimônio e reservas pessoais para não atrasar as contas do negócio.

Falando em contas do negócio, é muito comum também o empresário não saber separar quais são contas e recebimentos da empresa e quais as pessoais. Geralmente está tudo misturado e "salve-se quem puder".

Tudo isso acontece por que a ZONA DE CONFORTO, como o próprio nome diz, mantém o indivíduo na inércia e sair da inércia - ZONA DE CONFORTO - exige trabalho e dedicação.

Nem todos querem ter trabalho e dedicação.

Esse texto é rápido, e se eu pudesse dar um conselho eu diria para você SAIR da ZONA DE CONFORTO o mais rápido possível e lembre-se:
  • Quanto mais você se acomoda, mais acomodado fica;
  • Quanto mais você descansa, mais descansado fica;
  • Quanto mais você para do tempo, mais parado fica.

Depois não adianta colocar a culpa no Governo, na concorrência, na chuva e outras desculpas mais.

E você, vai DORMIR ou vai ACORDAR?

Já tem seu plano B? E o plano C? O Alfabeto tem 26 letras, pense em todos os planos possíveis.

Ainda está esperando ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas?

Onde estará daqui a 3, 5, 10 ou mais anos fazendo a mesma coisa? Será que terá evoluído ou terá ficado para trás?

As discussões estão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário