segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FALHAS NA GESTÃO VERSUS INDICADORES

Muitas pessoas reclamam da falta de comprometimento das pessoas, das dificuldades do mercado, da carga tributária dentre outras coisas.

Observo que na maioria das vezes o principal problema está dentro de casa. As empresas não adotam métodos de gestão e deixam os negócios andarem "sozinhos" na falsa impressão de que vai dar tudo certo.

Os negócios precisam de INDICADORES, precisam ser MEDIDOS e precisam ser ACOMPANHADOS o tempo todo. Quando falo de negócios, estou dizendo tanto de uma empresa inteira como também de um único departamento.

Cada empresa ou departamento deve ter seus INDICADORES e todos os INDICADORES precisam ser MEDIDOS e ACOMPANHADOS de perto por seus gestores.

Cito aqui uma música interpretada por Zeca Pagodinho. Trata-se da música "Deixa a Vida me Levar". Muitas pessoas adotam o título dessa música ao pé-da-letra. Mal sabem que o resultado do seu negócio depende dela mesma.

Caso não invista a energia necessária para a prosperidade do seu negócio ele não progredirá, e de nada adiantará você colocar a culpa no governo, na concorrência, no mercado e muito menos "Deixar a Vida Levar" o seu negócio. Até por que, se deixar a vida levá-lo você simplesmente sairá do comando da situação.

É você quem deve levar a vida, e não o contrário.

Os indicadores podem ser: tempo, meta financeira, meta de vendas, quantidade de visitas, quantidade de ligações, pareto de vendas, enfim, cada negócio ou unidade de negócio terá os seus indicadores a serem considerados.

Segue abaixo um exemplo de indicador em gráfico.


PARETO DE VENDAS é um indicador da dependência do resultado sobre cada vendedor ou unidade de venda. Quanto menos a empresa depender de um único vendedor ou grupo de vendedores, melhor. Quanto mais homogêneo for o resultado melhor para a empresa.

Antes de adotar os INDICADORES mais importantes para o seu negócio, é necessário que todos os envolvidos saibam quais são as Estratégias do negócio. A Estratégia pode ser lucro como também pode ser participação de mercado.

O seu Negócio tem um Estratégia definida de acordo com o Planejamento Estratégico?

Seu negócio tem um Planejamento Estratégico? E missão, Visão e Valores?

Bom, falaremos de Planejamento Estratégico nas próximas edições.

Por tanto, se ainda não tem INDICADORES para o seu negócio, trate de adotá-los com urgência.

Seu Negócio só terá sucesso se adotar os INDICADORES como forma de gestão. A mensuração e o acompanhamento diário dos INDICADORES melhoram consideravelmente a gestão do seu negócio.

As discussões estão abertas.

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