Muitas pessoas reclamam da falta de comprometimento das pessoas, das dificuldades do mercado, da carga tributária dentre outras coisas.
Observo que na maioria das vezes o principal problema está dentro de casa. As empresas não adotam métodos de gestão e deixam os negócios andarem "sozinhos" na falsa impressão de que vai dar tudo certo.
Os negócios precisam de INDICADORES, precisam ser MEDIDOS e precisam ser ACOMPANHADOS o tempo todo. Quando falo de negócios, estou dizendo tanto de uma empresa inteira como também de um único departamento.
Cada empresa ou departamento deve ter seus INDICADORES e todos os INDICADORES precisam ser MEDIDOS e ACOMPANHADOS de perto por seus gestores.
Cito aqui uma música interpretada por Zeca Pagodinho. Trata-se da música "Deixa a Vida me Levar". Muitas pessoas adotam o título dessa música ao pé-da-letra. Mal sabem que o resultado do seu negócio depende dela mesma.
Caso não invista a energia necessária para a prosperidade do seu negócio ele não progredirá, e de nada adiantará você colocar a culpa no governo, na concorrência, no mercado e muito menos "Deixar a Vida Levar" o seu negócio. Até por que, se deixar a vida levá-lo você simplesmente sairá do comando da situação.
É você quem deve levar a vida, e não o contrário.
É você quem deve levar a vida, e não o contrário.
Os indicadores podem ser: tempo, meta financeira, meta de vendas, quantidade de visitas, quantidade de ligações, pareto de vendas, enfim, cada negócio ou unidade de negócio terá os seus indicadores a serem considerados.
Segue abaixo um exemplo de indicador em gráfico.
PARETO DE VENDAS é um indicador da dependência do resultado sobre cada vendedor ou unidade de venda. Quanto menos a empresa depender de um único vendedor ou grupo de vendedores, melhor. Quanto mais homogêneo for o resultado melhor para a empresa.
Antes de adotar os INDICADORES mais importantes para o seu negócio, é necessário que todos os envolvidos saibam quais são as Estratégias do negócio. A Estratégia pode ser lucro como também pode ser participação de mercado.
O seu Negócio tem um Estratégia definida de acordo com o Planejamento Estratégico?
Seu negócio tem um Planejamento Estratégico? E missão, Visão e Valores?
Bom, falaremos de Planejamento Estratégico nas próximas edições.
Por tanto, se ainda não tem INDICADORES para o seu negócio, trate de adotá-los com urgência.
Seu Negócio só terá sucesso se adotar os INDICADORES como forma de gestão. A mensuração e o acompanhamento diário dos INDICADORES melhoram consideravelmente a gestão do seu negócio.
As discussões estão abertas.
As discussões estão abertas.
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