segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FORMAÇÃO DE EQUIPE EM TEMPOS DE PLENO EMPREGO

A FORMAÇÃO de uma equipe é o maior desafio das empresas. As equipes, sejam elas comerciais ou não, devem estar preparadas para demandas cada vez maiores.

Como a economia está passando por um bom momento já há alguns anos, é natural o aumento de novos postos de trabalho. Essa busca incessante por mais trabalhadores fez com que a mão-de-obra ficasse escassa.

Segundo dados do CAGED, desde janeiro de 2012 o Brasil vem apresentando um saldo positivo acima de 100 mil contratações, aumento assim a geração de emprego. Confiram o Gráfico do CAGED:

A palavra de ordem é FORMAÇÃO. Mas como FORMAR uma equipe comprometida e de alta performance?

O caminho não é simples, porém, se quiser ter bons profissionais ao seu lado você precisará ir muito além do recrutamento. Será necessário formar, treinar, motivar e recompensar sua equipe para que ela se comprometa com o sucesso individual e coletivo.

A FORMAÇÃO de uma equipe vencedora passa por 7 princípios, conforme afirma Carlos Wizard Martins. Após cada princípio abaixo descrito, acrescentarei perguntas para reflexões:

1º ACREDITAR - Você acredita na sua equipe?
2º TREINAR - Você dedica tempo para treinar sua equipe? Esse tempo é suficiente para tornar sua equipe campeã?
3º MOTIVAR - Você está sendo o principal motivar de sua equipe? Você está servindo como exemplo?
4º DELEGAR - Se você acredita na sua equipe por que não delega? Você consegue fazer tudo sozinho?
5º ACOMPANHAR - Você se preocupa em acompanhar o andamento daquilo que delegou? Ou você "delega" e nem toca mais no assunto?
6º AVALIAR - Você avalia constantemente seus resultados para possíveis correções de rumo?
7º COMEMORAR - Você reserva um tempo para as comemorações, mesmo para as pequenas conquistas? Ou você só comemora sozinho e esquece da equipe.

Bom, o tema é extenso e caberia aqui discutir também sobre como anda  os INDICADORES do seu negócio, principalmente os indicadores voltados a sua equipe.

Mas vou deixar para a próxima segunda.

As discussões estão abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário