segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O BOM MOMENTO DA ECONOMIA É BOM OU RUIM?

Do ponto vista da Mão-de-Obra, o bom momento que o mercado vem vivendo pode ser bom ou ruim.

Analisando do ponto de vista das pessoas que buscam oportunidades, é um excelente momento para se aperfeiçoarem, conseguir  o TRABALHO tão esperado, ou quem sabe, trocar de TRABALHO.

Mas notem que mencionei a palavra TRABALHO aos invés de EMPREGO.

É nas pessoas que buscam um EMPREGO que pode estar a parte ruim desse bom momento econômico.

Normalmente, pessoas que buscam EMPREGO querem a estabilidade de poder receber o seu salário no final do mês sem grandes esforços. Existem muitos casos onde esse tipo de pessoa não se preocupa em melhorar e não possui "ambição" de crescer.

Para pessoas que procuram apenas um EMPREGO e não tem a "ambição" de melhorar, tanto faz ganhar o salário comercial na Empresa "X" ou na "Y".

Como o mercado está aquecido, elas não se esforçam e sabem, que devido a forte demanda pela mão-de-obra, se saírem da Empresa "X" hoje, amanhã estarão na "Y" ganhando o mesmo salário comercial.

Já quem procura TRABALHO, vai se empenhar mais e procurar CRESCER junto com a Empresa e com o Mercado em que atua.

Essa foi a minha primeira mensagem.

Abraços,

Rafael Gonçalves

2 comentários:

  1. Rafael,concordo com você em partes,pois a ponta desse iceberg é a própria empresa empregadora.Se os processos forem mais bem estruturados os trabalhadores que virão a fazer parte da minha equipe serão pessoas que querem trabalhar como você bem disse,agora será que os RH´S estão antenados com essa postura dos potenciais candidatos?Será que alguem ja fez aconta de quanto custa contratar de forma errada?Penso que para alguns níveis os processos são mais estruturados ,agora para os níveis que buscam apenas o salário no final do mês,esse ainda será por muito tempo o grande desafio dos RH´S.....Como fazer para reter um talento que não quer ser lapidado???Abs Glauber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Glauber,

      Esse é outro assunto que precisa ser muito discutido e avaliado pelas empresas.

      Semanalmente estarei postando diversos assuntos, dentre eles sobre gestão, formação e desenvolvimento de equipes.

      Note que cito a palavra formação ao invés de recrutamento. Fomar vai muito além de recrutar e deve ser complementado com o desenvolvimento.

      Abraços,

      Rafael Gonçalves

      Excluir